Professor Juracy Marques dos Santos

Professor Juracy e esposa
Professor Juracy e esposa.

Hoje eu fui visitar meu Tio Cici e minha Tia Jane.

Em meio à tentativa de desvendar estórias do passado, descobri mais um artista cachoeirense.

Tio Cici ou Professor Juracy, nasceu em 1933 e completa hoje (11 de janeiro) 89 anos de vida e memória.

Rapidamente, serviu o quartel em Lorena e estudou Educação Física em São Paulo, na Universidade de São Paulo.

Lá, para sustentar-se, dava aulas de Ginástica. Naquele tempo não se falava em Fisioterapia, o mundo era mais poético e meu tio era um professor de ginástica. Gosto que foi aperfeiçoado no tempo do quartel e se mantém até os dias de hoje.

Tio Cici retornou para nossa terra querida e durante 26 anos foi professor em Cruzeiro da Faculdade ESEFIC. Parou de dar aula aos 66 anos e lá ele é um mito.

Mas antes de começar a dar aulas na Faculdade, meu tio andou muito pela Região, deu aulas no Severino e Delta, em Cachoeira, e, durante muito tempo, lecionou em Piquete.

Juracy foi também um desbravador e pioneiro do pico do Marins. O maior do Estado de São Paulo e o quinto do Brasil.

Contou-nos hoje a última vez que lá foi. E foi na companhia do Dr. Aristóteles dos Santos Capucho, seu Sobrinho, e meu Tio Tofinho.

Tio Tofinho já era tido, por mim, como um dos pioneiros do Pico dos Marins, mas hoje a aventura Marins se naturalizou para meados dos anos 50 e me surpreendeu.

“A vida é movimento” ensina-me o ilustre morador da rua Casemiro Pinto, que mora ao lado da casa que outrora pertencia ao Seu Pai, o ilustre alfaiate de Cachoeira Paulista Aristóteles dos Santos.

A paixão do meu Tio é pela Santa Maria, em Silveiras, lugar que enche seu rosto de sorriso e faz seus olhos, agora temporariamente com cataratas brilharem feito os de uma criança.

Meu tio passa o tempo produzindo arte e encantando as pessoas ao seu redor. Meu tio é um cachoeirense, daqueles que são um poço de cultura e sabedoria.

Felipe Capucho


Nota: texto publicado pelo autor em 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *